segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Da infância

Internet
A estratégia é o seguinte, depois do almoço, na hora da soneca dele, eu pego uns e você me espera do lado de fora, jogo pela janela e nos encontramos com os outros no riacho, de lá partimos pra chapada ou pras terras do japonês. Combinado? Ah, não esquece da chinela, se não se queima na areia.

--

Depois do almoço o combinado estava feito. A turma então saia pela mata, entrar nas terras do vizinho e literalmente 'cagar em seu mato' era sinônimo de aventura. Colher alguns frutos silvestres no caminho também era uma das atividades. Depois de um dia de caminhada sob o sol, eles paravam na roça e comiam tudo que viam pela frente, tinha de tudo no quintal: maracujá, buriti, manga, goiaba, cana, siriguela, cajá, tamarindo, cajú, e ata. Depois pulavam no riacho, mas tudo muito rápido, já era fim de tarde e o 'sucruiú' ou sucuri não era figura bem vinda.

Quando a noite chegava, se não era dia de reza, criança dormia cedo com as bençãos de todos. As conversas era proibidas e logo o sono tinha que chegar, caso contrário quem chegava era o caboré – o tal bicho do mato que pegava crianças que não dormiam cedo.

Essa era a mesma imagem que tinha na casa dos avós/Internet
O dia raiava com o cantar do galo, dos passarinhos, o cheiro do café e dos bolinhos (já falamos desse cheirinho por aqui). Era dia de São Lázaro, logo após o café, as mulheres se dedicavam nas atividades da cozinha, as crianças na limpeza do terreiro e os homens, bom, alguns na cachaça. Os convidados começavam a chegar. Na sala uma toalha de mesa forrava o chão, sete pratos, para sete cachorros. A festa era uma promessa. E assim festejavam o Santo. As cantigas, as rezas tudo cronologicamente no seu tempo e obedecendo o compromisso divino.

Terminada a festa, organizavam seus pertences e partiam de volta pra cidade e rotina.

Antes a mãe perguntava: - Papai some aí os geladinhos que meus meninos pegaram! E o vô Joaquinzim dizia manso: Que eu somei foi tanto, mas que eles pegaram aí e saíram correndo eu nem sei, perdi as contas!

Um comentário:

Nubia disse...

Quem teve infância há uns 20 anos, tinha casa de vó, tinha reza;Viveu foi muito, viveu tudo isso!Eu vivi...