sexta-feira, 20 de maio de 2011

As lembranças na casa da BR 010

Imagem do filme "o Fabuloso Destino de Amelie Poulain"

As lembranças. Ah, as lembranças, quem não as tem? E as lembranças da infância são talvez as que nos marcam pra todo sempre.

Na casa da BR 010 me fiz criança, menina.

Festejei São Lázaro. Comemorei as bodas de ouro dos avós. Me batizei. Corri pelos campos. Subi arvores. Caí de arvores. Tentei mudar o curso do rio. 

Ali também vi o desespero da mãe que perde o filho, dos filhos que perdem os pais, dos netos que perdem os avós. E chorei as perdas, como chorei. Aprendi a perder desde pequena, mas aprendi a ganhar também.

Na casa da BR 010 roubei geladinhos, fiz expedições na chapada, roubei mangas das terras do vizinho e também tive medo do vizinho, o Japonês.

Dormi cedo com medo do caboré. Acordei com o cheiro de bolo. Mergulhei no brejo. Fui picada por maribondos. Contava os carros que passavam na BR. Namorei.

Na casa da BR 010 eu gritava, sorria, chorava e rezava. Corria atrás das galinhas. Caçava sapinos no brejo. Dividia comida com os primos. Moia cana. Ia pra missa aos domingos.

Hoje, a Casa da BR esta vazia, quase silenciosa e nostálgica. Fecho os olhos, viajo no tempo, a vejo debruçada na janela e ele sentado na cadeira, ambos observando o intenso movimento. Fazem falta.

É aí, nestas lembranças, que revisito meu passado, repenso o presente e planejo o futuro. Eis meu refúgio: a casa da BR 010. O endereço, bem ali no Maranhão, na BR que liga Belém a Brasília. 

8 comentários:

lauraqui21 disse...

Gostei demais,é uma história muito legal ^^

maria leda disse...

gostei legal. em suas viagem tem feito fotos legais que mostra a realidade.a historia é otimo um pouco utopica

Pathy disse...

Adooooorei irma.
Atè chorei
Atè viajei
A saudade apertou + forte.
A casa da BR 010 serà pra mim e para sempre a "casa da vò".

PS: Jah disse q sou fä nº 1 das tuas letras?¿
Lhe amo.

Flávia Quirino disse...

A gente sempre esquece de detalhes, então aqui vai os detalhes que esqueci e que minha irmã Patrícia lembrou. O roubo dos geladinhos sempre acontecia na companhia dos primos. A festa de São Lázaro era sagrada pra minha avó e acontecia sempre em fevereiro e comer com os cachorros era o máximo. A comida era de primeira! "O cheiro do bolo de tapioca da vò me fazia levantar dakela caminha quentinha e gostosinha". A gente ia cedo pro brejo escovar os dentes quando ainda saìa fumaça da água. Lá minha irmã também namorou e também apanhou assim como eu."Agora td eh soh lembrança, os personagens principais dessa historia se foram antes".

Lília disse...

Como é gostoso reviver certos momentos da nossa vida!! Amiga, imagino que vc devia ser espivitada!! ô menina com resposta pra tudo! HEhehehe

Circuito Hip Hop disse...

Adorei a história. Lembrei da minha infância... bj

Ana Ferreira disse...

É maravilhoso ter coisas boas para lembrar!
Resgatar nossa origem então, é vital!
Belo texto! Bjs

samuelpereira disse...

muito bom mana!goostei!