sexta-feira, 15 de abril de 2011

A Galeria dos Presidentes

Pouco depois do fim das eleições entrei no site da Presidência e sem pretensão encontrei o menu: Informações Históricas – Galeria dos Presidentes.Resolvi então fazer um passeio sobre a história política do Brasil. Estão lá, todos, devidamente, fotografados e biografados, até mesmo os que assumiram o comando do país por meros 15 dias, afinal Presidente é Presidente.

Uns eu conhecia de nome, outros a Escola nem se deu o trabalho. Mas estavam lá, comecei a clicar em cada imagem. Nome, idade, profissão, período de governo, idade ao assumir, posse, quantidade de votos, tipo de eleição, afastamento, e observações. Ah, as observações!

Atentei-me para as profissões. Olhei um por um, do 1° ao 28º Presidente do “Período de Governo Republicano”. Nunca, até então, tinha me interessado em saber sobre a origem profissional de nossos presidentes e esse é um detalhe que traduz e diz muito de nossa história.

Vamos começar então, 1889: militar, militar, advogado, advogado, advogado, advogado, advogado, militar, advogado, advogado, advogado, advogado, advogado, militar, militar, militar, advogado, advogado, militar, advogado, advogado, advogado, advogado, médico, advogado, advogado, advogado, militar, militar, militar, militar, militar, militar, militar, militar, advogado, advogado (ainda jornalista e professor), jornalista (advinha?!), engenheiro, sociólogo, metalúrgico ( diante dos antecessores, confesso, fiquei sim muito orgulhosa quando vi).

Desde janeiro deste ano, Lula, historicamente, já faz parte de nosso recente passado e sua foto na Galeria dos Presidentes estará em preto e branco. Ao lado, a imagem colorida será de Dilma Vana Rousseff. E na observação descrito: A primeira mulher eleita do país.

(Observação: O jornalista em negrito é Fernando Collor! Que tal?!)

Nenhum comentário: